domingo, 15 de janeiro de 2017

O que é a felicidade?



Obviamente não é fácil definir felicidade... Mas de uma forma simples e sem muita filosofia descrevo o que entendo ser a partir de um exemplo prático.


O que pode parecer "ser" uma pequena realização para uma pessoa (trazendo, portanto pouca ou nenhuma felicidade) pode ser motivo de uma grande felicidade a outra. Como exemplo prático disso relato o que ocorre com meu filho, pois tenho um acordo com ele que ao menos uma vez por mês o levaria para um lanche no McDonald´s (situação negociada). Quando é chegado o dia (e às vezes até mesmo na véspera) percebo a excitação dele com o fato, muito pelos comentários que ele faz. Pra ele isso é considerado um evento, criando uma enorme expectativa em torno do fato. Posso dizer portanto que ele fica muito feliz com esse acontecimento.

Bem, o que eu quero trazer com isso é o fato de ele ter um colega que vai com certa frequência em fast foods e que faz pouco caso com meu filho por ir apenas uma vez por mês. Não raramente meu filho me dizia que achava que seu colega era mais feliz que ele por justamente ter essa frequência.

Bem, vamos lá! Obviamente ele pensa assim porque está transferindo aquele sentimento que tem 1 vez por mês ao seu colega imaginando que ele tenha a mesma sensação todas as vezes que vai ao McDonalds... Mas que como sabemos não é verdade, pois o fato de ir ao Mc para esse último é trivial, rotineiro... Não é especial!

Sendo assim, entendo que a felicidade está nas conquistas, na realização de sonhos, naquelas coisas que nos desafiam e que conseguimos obter. Penso que a profunda depressão em que ricos e famosos acabam tendo deva-se essencialmente ao fato de não terem sonhos a realizar, metas a superar... Pois vivem em um estado de realização plena. Se querem viajar, viajam! Se querem comprar um carro, compram! Se querem comer em um restaurante caro, comem!

Onde está a realização nisso? Como podem encontrar felicidade na obtenção de algo que não lhes é desafiador?

Imaginemos que todos os dias fossem de sol, iluminados, maravilhosos... Com certeza não teríamos mais o mesmo prazer e a alegria que sentimos hoje em dias assim, justamente por ainda termos os dias mais sombrios.

E você? Como definiria a felicidade?



Nenhum comentário:

Postar um comentário