domingo, 15 de janeiro de 2017

O maior presente


Recentemente assisti a uma declaração do ex-presidente do Uruguai publicada nas redes sociais falando sobre liberdade. O Sr. José Pepe Mujica esteve preso por 14 anos devido a sua postura contra a ditadura militar no Uruguai, sendo libertado somente em 1985. Em sua declaração, ele diz que “devemos ser capazes de viver com pouco, pois a felicidade não está nas coisas materiais, mas sim em cada um de nós. Por outro lado, o que temos por toda a parte é o incentivo ao consumo, então passamos nossas vidas comprando e descartando coisas”. É nesse ponto que Mujica coloca sua genial reflexão sobre o tema: “Quando compramos coisas, na verdade, não pagamos com dinheiro, mas sim com o tempo de nossas vidas que tivemos que gastar para ter esse dinheiro”... E finaliza dizendo que “Tudo se compra, menos a vida, pois a vida se gasta. É lamentável desperdiçar a vida para perder a liberdade”!

Essas palavras me atingiram em cheio. Fiquei perplexo com a verdade que ele trazia nesta reflexão... O que me pôs a pensar e chegar a uma triste e cruel conclusão: Nosso tempo é limitado! Não poupamos esforços para gastá-lo inutilmente, desperdiçando-o. Lembrei-me imediatamente de algumas expressões que usamos em nosso dia a dia, tal como: “Ei, não tenho todo o tempo do mundo”, pois não aceitamos que tomem o nosso tempo. Em outras ocasiões perguntamos educadamente: “Posso tomar alguns minutos do seu tempo?” e por vezes agradecemos dizendo “obrigado pelo seu tempo”. Esses são raros momentos de lucidez em que reconhecemos o tempo como sendo um “objeto” de valor.

Como vendedor sempre tive o hábito de colocar meu celular no silencioso antes de conversar com meus clientes, justamente para dedicar minha atenção para aquele momento. Infelizmente, não lembro deles terem tido essa mesma consideração comigo. No fim das contas, eu sempre tinha minha atenção dividida com um contato virtual. Eu não achava justo estar presente e ser colocado em segundo plano. Se o celular tocasse eu perdia prioridade e deveria aguardar na fila... Mas eu estava lá!

Em meio a meus pensamentos sobre o tema, conclui que o desperdício de tempo era ainda mais catastrófico. Os celulares têm tantos recursos embutidos que a gente não sai mais deles. Já é rotina você estar em frente a uma pessoa e estar conversando com outra pelo telefone. As relações pessoais perderam espaço para as virtuais. A verdade é que você nunca está em lugar nenhum e a maior prova disso é ver as pessoas se perguntarem constantemente: “sobre o que estávamos conversando mesmo?”... Mas pelas redes sociais todas as pessoas acham que você está em todos os lugares.

Steve Jobs sabiamente disse que “Se você viver cada dia de sua vida como se fosse o último, um dia você estará certo”. Tenho essa frase gravada em minha memória e sempre a repito em minhas palestras. Nosso tempo é limitado, então devemos usá-lo com inteligência, investir naquilo que nos faz feliz. Com certa frequência me perguntam por que coleciono hobbies, e respondo que, na verdade, são sonhos realizados. Sou engenheiro, palestrante, mágico, piloto, radialista e corredor de rua, mas quero realizar outros tantos sonhos ainda, mas o tempo é curto!

Quando temos a exata dimensão do que representa o tempo em nossas vidas, sofremos uma transformação, mudamos nossa atitude e a maneira de nos relacionarmos. O tempo é a maior declaração que você pode fazer a uma pessoa, esse é o maior presente que você pode dar a ela. Doar o seu tempo é dar uma porção de sua vida que nunca mais vai voltar.

E você, tem gasto bem o seu tempo?

silvionunes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário