domingo, 15 de janeiro de 2017

Nascemos Vendedores?

Alguém tem dúvidas de que éramos melhores vendedores quando crianças do que somos hoje?

O fato é que éramos vendedores natos, argumentando e fechando negócios a todo o tempo usando apenas a nossa intuição... E pela observação de tudo o que nos cercava.

Quando crianças eu e minha irmã queríamos muito um filhote de cachorro, então discutimos antes sobre como iríamos convencer nossa mãe (não o pai, pois sabíamos que ele não era a pessoa que decidia)... Ou seja, não perdemos tempo e partimos pra cima de quem decidia de fato!

No supermercado ouvia pelo menos uns “quatro nãos” de minha mãe quando eu lhe pedia algum doce... E desistia? Não! Era nesse momento que colocava minha técnica intuitiva de venda em ação, com uma pergunta direta e certeira:
“Por que não posso pegar um doce, mãe?” Eis que ela respondia: “Porque você não vai almoçar direito depois!”.

BINGO! Ali eu já tinha em mãos a verdadeira objeção para ela não querer me dar o doce.
“Não mãe, prometo que não vou comer antes do almoço”... Esse sem dúvida era um excelente argumento para buscar o fechamento, mas obviamente ela “não daria o braço a torcer” assim tão facilmente... Então era a hora de partir para argumentos mais fortes e arrebatadores, tal como um ”por favor,” carregado de muito sentimento. E por fim a VITÓRIA!

O tempo vai passando e com ele perdemos nossa simplicidade e nossa intuição de como agir perante os acontecimentos. Passamos a reagir sempre buscando aplicar um sentido lógico, estruturado e organizado a todas as nossas ações.

Os tempos são outros, é claro, e por isso é fundamental estarmos atualizados com aquilo que os grandes pensadores de nossa época nos trazem sobre vendas, no entanto penso comigo que os grandes vendedores são aqueles que ainda conseguem trazer para o seu dia a dia a descomplicada, e porque não dizer simplista forma de fazer negócios, assim como era feito durante nossas infâncias.

E você? Acha que nascemos vendedores ou que essa é uma condição que aprendemos ao longo de nossas vidas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário