quinta-feira, 30 de abril de 2020

Religião e controle

Sabe aquela frase "a ocasião faz o ladrão"? Então, eu discordo dela.
Se você rouba porque teve uma oportunidade você é um ladrão independente dela.
Entendo ser exatamente assim com a religião. Pessoas que se dizem boas devido a sua religião não me convencem. Metaforicamente a religião exerce o poder de tirar a ocasião / oportunidade que as pessoas teriam para não serem boas / éticas. 
Existe um certo egoísmo por trás desta lógica de bondade / retidão de caráter... se eu for bom serei recompensado.
Pessoas que agem sob esse discurso religioso não me convencem... não são ações legítimas de ajuda ao próximo "sem esperar nada em troca".

Por outro lado, preciso admitir a importância que tem pelo efeito controlador que exerce sobre as pessoas. Muitas precisam de fato sentir-se como morando em uma casa do BBB... com câmeras de vigilância e microfones que denunciarão imediatamente suas atitudes indevidas àquele que está a lhe julgar.
Também acho totalmente compreensível que as pessoas ao tomarem consciência da verdade absoluta da morte se rendam a qualquer ideia que lhes diga que ha vida após a morte, ou reencarnação, etc... essa ideia seduz e todos (ou quase todos né).
E se no fim das contas isso as conforta, as deixa bem... digo ok, sejam felizes assim.
Eu prefiro (sob minha ótica e minha verdade) viver fora dessa MATRIX.

www.silvionunes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário